quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Recursos Educacionais


Logaritmo

09.08.2008
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Proporcionalidade e Equivalência
Ensino Médio | Matemática | Números e operações
Objetivo
Proporcionar o conhecimento e a ampliação do conceito de logaritmos
Descrição
A animação aborda o assunto usando, como exemplo, o cálculo de um logaritmo por meio da equivalência com uma potência. Em um momento posterior é formalizado o conceito. Outros exemplos são abordados com a finalidade de familiarizar o aluno ao tema. Logo após, surge um fato histórico relacionando a invenção dos logaritmos às grandes navegações dos séculos XV e XVI, e segue apresentando uma tábua de logaritmos. Para finalizar, segue com a construção de gráficos e com a proposta de alguns exercícios nos quais o aluno pode aplicar os conhecimentos assimilados
Autor
Rosa, Ernesto
Licença
Termo de cessão cedido pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência
Fonte do recurso
Idioma
Tamanho do arquivo
Acessos
Ministério da Educação (MEC)
pt
6,471 MB
174
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11089


Geometria
19.06.2008
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Ensino Médio | Matemática | Geometria
Objetivo
Representação e Comunicação: Ler e interpretar diferentes representações das formas bidimensionais e tridimensionais no cotidiano. Traduzir as formas geométricas tridimensionais em representações bidimensionais e vice-versa. Sistematizar por meio da comunicação verbal ou escrita as relações presentes no estudo dos poliedros e polígonos. Investigação e Compreensão: Investigar e identificar as relações envolvidas na construção e representação das formas geométricas planas e espaciais. Reconhecer e situar os sólidos na interpretação das construções arquitetônicas. Identificar regularidades nos sólidos. Reconhecer a existência de invariantes e identidades nos sólidos. Perceber as relações e identidades entre diferentes formas de representação das formas tridimensionais incluindo a sua planificação. Adquirir uma compreensão do mundo do qual as formas geométricas são partes integrantes, focalizando a atenção numa figura e desconsiderando os marcos estranhos que o rodeiam. Contextualização sócio-cultural: Compreender as formas geométricas planas e espaciais como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas construções arquitetônicas
Descrição
Aborda a geometria, permitindo uma conexão entre as formas geométricas e as construções arquitetônicas das cidades. Para isso, apresenta uma cidade virtual, permitindo observar e identificar várias formas geométricas diferentes nas construções
Autores
Faria, Celso de Oliveira
Nascimento, Anna Christina de Azevedo
Nunes, César
Paggy, Carmem Tereza
Licença
Fonte do recurso
Idioma
Tamanho do arquivo
Acessos

pt
8,06 MB
497

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18753


Ciclo trigonométrico e função cosseno
04.05.2009
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Ensino Médio | Matemática | Geometria
Objetivo
Conhecer o ciclo trigonométrico, a função cosseno e a relação entre eles
Descrição
A animação mostra uma circunferência de raio 1, com centro na origem de um sistema cartesiano ortogonal e um ponto percorrendo toda a curva da circunferência. Ao lado é mostrado o gráfico da função cosseno de acordo com a posição do ponto que percorre a curva da circunferência. O gráfico se apresenta em radianos e o intervalo está restrito em [0,2p]
Autor
Andrade, Lenimar Nunes de
Licença
O prof. Lenimar Nunes de Andrade, do Departamento de Matemática da UFPB, autoriza a publicação desta animação por meio de permissão dada por e-mail
Fonte do recurso
Idioma
Tamanho do arquivo
Acessos
Ministério da Educação (MEC)
NA
949,812 KB
199
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19064

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Impressões sobre experiências de navegação.


Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

A grande vantagem do hipertexto para atividades escolares é que o leitor(aluno) não tem noção da dimensão do texto, não fica preocupado com o tamanho do mesmo, com aquela fatiga de não querer terminar a leitura.
Outra vantagem é que o professor pode trabalhar mais de assunto utilizando o hipertexto só criar links com os novos temas para que o aluno clique e pesquise.

Coisas importantes e significativas

O QUE É HIPERTEXTO

É como se estivesse lendo um texto sem fim, infinito (acredito que seja pela construção de cada significado das palavras), onde quanto mais se tem curiosidade novos textos vão surgindo. Chega a ser até interessante o comportamento de quem está navegando, ou melhor, lendo o texto.
Um texto em formato digital, ao qual aglomera-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos e palavras, cujo acesso se dá através de “palavras links” (se existir o termo), ou simplesmente links, onde a função é de interconectar os diversos conjuntos de informação.
Em suma, é um texto dentro do outro, a 'palavra link' fica em cor diferente, e se clicada, abre outra guia, referente ao assunto da palavra link, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
Poderíamos dizer também, que é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas.
No início foi interessante estava sempre querendo descobrir onde iria parar tanta informação, então fiquei perdido e precisei começar tudo outra vez, Depois fui me acostumando com o texto e a perceber a dimensão do mesmo. Outra coisa não tive paciência de ficar clicando em todas as palavras em destaque, foi ficando cansativo a leitura dos significados de cada palavra destacada, até mesmo por que é ilimitado o número de “palavras links”.
Na verdade é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos, e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação.

Trabalho por projeto


Nome: Damião Silva Torquatro
Unidade: I
Atividade: 1.7 e 1.8

Tema:

Como surgiram os números?
Como foram as primeiras formas de contagem?
Será que os números sempre existiram?

Conteúdos curriculares:

Os números naturais.

Número de alunos: 75

Número de professores: 2

Tecnologias e mídias utilizadas: TV, DVD, multimídia e 10 computadores conectados a internet.

Duração: 4 aulas

Objetivos:

Geral - Perceber a importância dos números, dos sistemas de numeração e das formas de contagem no nosso dia-a-dia. E como ainda existe uma relação muito grande com os dias atuais.

Específicos –
Conhecer a origem dos números e como surgiram;
Observar a importância dos números e dos sistemas de numeração.

Atitudes dos alunos:

A metodologia consiste em ajudar o pesquisador com elementos para uma reflexão do que está sendo pesquisado.
O presente projeto foi iniciado no período compreendido de 23 e 24 de outubro de 2008. Como recursos metodológicos foram utilizados: pesquisas bibliográficas e na internet.
No primeiro momento foi feita uma pesquisa na internet sobre o tema, depois, através de livros.
No segundo momento foi feita uma síntese de todo assunto pesquisado, para se obter uma fundamentação mais consistente do tema em questão analisando teorias defendidas pelos autores, depois.
Avaliação:

Nesta busca, a teorização do processo ensino-aprendizagem, ao contrário do que a maioria dos alunos considera, deve ser respeitada tendo em vista que, segundo Pimenta e Lima,
[...] o papel das teorias é iluminar e oferecer instrumentos e esquemas para a análise e investigação que permitam questionar as práticas institucionalizadas e as ações dos sujeitos e, ao mesmo tempo, [colocá-las] em questionamento, uma vez que as teorias são explicações sempre provisórias da realidade (2004, p. 43).

Fichamento

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO
SANTA BRÍGIDA-BA
DAMIÃO SILVA TORQUATRO

Para o autor – professor – do projeto (aula), o aluno aprenderá a realizar o cálculo das operações de adição e subtração no conjunto dos números inteiros; utilizar as operações com números inteiros na resolução de problemas; identificar situações do cotidiano onde se trabalha com números negativos.
Trabalhar os conceitos de números inteiros; a noção de oposto de um número inteiro; com definição de números opostos ou simétricos.
Segundo o professor, na primeira parte dessa aula pode-se trabalhar com situações-problema que auxiliem a interpretação dos resultados obtidos no cálculo das operações de adição e subtração de números inteiros. Em seguida serão desenvolvidas atividades que trabalhem com os conceitos estudados e formalizados e que poderão servir de apoio à compreensão do significado das operações.
Podendo iniciar o trabalho com a operação de adição o professor pode apresentar problemas que envolvam, por exemplo, os resultados de uma competição onde as equipes acumulam pontos positivos e negativos. Assim, de acordo com as pontuações de cada equipe, será possível representar o saldo final de pontos através da representação algébrica.
A avaliação dos resultados obtidos pelos alunos no decorrer das atividades deverá ter foco na capacidade adquirida pelos mesmos em: - Trabalhar com a resolução de problemas envolvendo os cálculos de adição e subtração de números inteiros; interpretar os resultados obtidos no trabalho com essas operações; interpretar, tendo como base a reta numérica, os significados das regras de sinais e a comparação entre números inteiros.
São aulas bem diversificadas onde o professor instiga o aluno a buscar resultados e a participar maciçamente da aula. Indubitavelmente é uma atividade prazerosa onde o conhecimento trazido pelo aluno do seu meio social conta muito e isso facilita ainda mais o desenvolvimento da aula e os resultados previstos a serem alcançados serem vistos no final.

Tecnologias existentes na escola


No Colégio Estadual Luiz Viana Filho, temos a TV pen drive que é um projeto implantado pelo governo do estado, onde os professores participaram de um curso tomando conhecimento na prática como utilizar e manusear o equipamento (aparelho). Ainda é um recurso utilizado com pouca freqüência.
Existe um laboratório de informática com dez computadores conectados a internet onde são ministradas as aulas de informática e alguns professores utiliza para desenvolverem suas aulas.
Contamos, ainda, com uma sala de tv e vídeo, onde funciona a biblioteca da instituição.

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

SANTA BRIGIDA - BAHIA

COLEGIO ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO – CELVF

DAMIAO SILVA TORQUATRO

DENILSON DE SOUZA SANTOS



Quem sou como professor e aprendiz?


Sou um educador muito preocupado em adquirir e, ao mesmo tempo, transferir conhecimentos. Todavia, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Conheço vários professores que passam pela chamada tecnofobia, não usam pen drive, disquete e outros recursos que facilitam muito nossas atividades nos dias atuais. Por outro lado, vejo alunos que falam o tempo inteiro em internet, orkut, msn... mas, pouco do que falam é transformado em conhecimento. É uma professora nota dez, porém tem essa dificuldade em acompanhar a tecnologia. Vale ressaltar que as provas são manuscritas. É sério! Fica até chateada quando falam que a mesma está atrasada. O que falta, apenas, é “ser mais dinâmica, lúdica, aprendendo sempre, utilizando várias técnicas de aprendizagens fazendo uso da tecnologia.”


Não podemos esquecer que estamos vivendo numa sociedade onde a tribo que mais cresce entre nós é a dos interneteiros e micreiros, a tecnologia está muito avançada e temos que acompanhá-la, não podemos estagnar. O que é necessário, observo, é adequar o nosso conhecimento ao trazido pelo alunado e orientá-lo a fazer uso dos recursos tecnológicos como meio de socialização dos conhecimentos.


Uma das coisas que jamais podemos passar despercebidos é que por conta da globalização o mundo está repleto de novidades, haja vista que, como temos uma nova cultura da aprendizagem diariamente, onde podemos afirmar com total propriedade que é obrigatório que aprendamos uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, tanto na perspectiva cognitiva quanto na social, pois caso isso não ocorra, estaremos apenas brincando com nossos alunos.