quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Fichamento

COLÉGIO ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO
SANTA BRÍGIDA-BA
DAMIÃO SILVA TORQUATRO

Para o autor – professor – do projeto (aula), o aluno aprenderá a realizar o cálculo das operações de adição e subtração no conjunto dos números inteiros; utilizar as operações com números inteiros na resolução de problemas; identificar situações do cotidiano onde se trabalha com números negativos.
Trabalhar os conceitos de números inteiros; a noção de oposto de um número inteiro; com definição de números opostos ou simétricos.
Segundo o professor, na primeira parte dessa aula pode-se trabalhar com situações-problema que auxiliem a interpretação dos resultados obtidos no cálculo das operações de adição e subtração de números inteiros. Em seguida serão desenvolvidas atividades que trabalhem com os conceitos estudados e formalizados e que poderão servir de apoio à compreensão do significado das operações.
Podendo iniciar o trabalho com a operação de adição o professor pode apresentar problemas que envolvam, por exemplo, os resultados de uma competição onde as equipes acumulam pontos positivos e negativos. Assim, de acordo com as pontuações de cada equipe, será possível representar o saldo final de pontos através da representação algébrica.
A avaliação dos resultados obtidos pelos alunos no decorrer das atividades deverá ter foco na capacidade adquirida pelos mesmos em: - Trabalhar com a resolução de problemas envolvendo os cálculos de adição e subtração de números inteiros; interpretar os resultados obtidos no trabalho com essas operações; interpretar, tendo como base a reta numérica, os significados das regras de sinais e a comparação entre números inteiros.
São aulas bem diversificadas onde o professor instiga o aluno a buscar resultados e a participar maciçamente da aula. Indubitavelmente é uma atividade prazerosa onde o conhecimento trazido pelo aluno do seu meio social conta muito e isso facilita ainda mais o desenvolvimento da aula e os resultados previstos a serem alcançados serem vistos no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário