quinta-feira, 5 de novembro de 2009

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

SANTA BRIGIDA - BAHIA

COLEGIO ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO – CELVF

DAMIAO SILVA TORQUATRO

DENILSON DE SOUZA SANTOS



Quem sou como professor e aprendiz?


Sou um educador muito preocupado em adquirir e, ao mesmo tempo, transferir conhecimentos. Todavia, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Conheço vários professores que passam pela chamada tecnofobia, não usam pen drive, disquete e outros recursos que facilitam muito nossas atividades nos dias atuais. Por outro lado, vejo alunos que falam o tempo inteiro em internet, orkut, msn... mas, pouco do que falam é transformado em conhecimento. É uma professora nota dez, porém tem essa dificuldade em acompanhar a tecnologia. Vale ressaltar que as provas são manuscritas. É sério! Fica até chateada quando falam que a mesma está atrasada. O que falta, apenas, é “ser mais dinâmica, lúdica, aprendendo sempre, utilizando várias técnicas de aprendizagens fazendo uso da tecnologia.”


Não podemos esquecer que estamos vivendo numa sociedade onde a tribo que mais cresce entre nós é a dos interneteiros e micreiros, a tecnologia está muito avançada e temos que acompanhá-la, não podemos estagnar. O que é necessário, observo, é adequar o nosso conhecimento ao trazido pelo alunado e orientá-lo a fazer uso dos recursos tecnológicos como meio de socialização dos conhecimentos.


Uma das coisas que jamais podemos passar despercebidos é que por conta da globalização o mundo está repleto de novidades, haja vista que, como temos uma nova cultura da aprendizagem diariamente, onde podemos afirmar com total propriedade que é obrigatório que aprendamos uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento, tanto na perspectiva cognitiva quanto na social, pois caso isso não ocorra, estaremos apenas brincando com nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário