quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Trabalho por projeto


Nome: Damião Silva Torquatro
Unidade: I
Atividade: 1.7 e 1.8

Tema:

Como surgiram os números?
Como foram as primeiras formas de contagem?
Será que os números sempre existiram?

Conteúdos curriculares:

Os números naturais.

Número de alunos: 75

Número de professores: 2

Tecnologias e mídias utilizadas: TV, DVD, multimídia e 10 computadores conectados a internet.

Duração: 4 aulas

Objetivos:

Geral - Perceber a importância dos números, dos sistemas de numeração e das formas de contagem no nosso dia-a-dia. E como ainda existe uma relação muito grande com os dias atuais.

Específicos –
Conhecer a origem dos números e como surgiram;
Observar a importância dos números e dos sistemas de numeração.

Atitudes dos alunos:

A metodologia consiste em ajudar o pesquisador com elementos para uma reflexão do que está sendo pesquisado.
O presente projeto foi iniciado no período compreendido de 23 e 24 de outubro de 2008. Como recursos metodológicos foram utilizados: pesquisas bibliográficas e na internet.
No primeiro momento foi feita uma pesquisa na internet sobre o tema, depois, através de livros.
No segundo momento foi feita uma síntese de todo assunto pesquisado, para se obter uma fundamentação mais consistente do tema em questão analisando teorias defendidas pelos autores, depois.
Avaliação:

Nesta busca, a teorização do processo ensino-aprendizagem, ao contrário do que a maioria dos alunos considera, deve ser respeitada tendo em vista que, segundo Pimenta e Lima,
[...] o papel das teorias é iluminar e oferecer instrumentos e esquemas para a análise e investigação que permitam questionar as práticas institucionalizadas e as ações dos sujeitos e, ao mesmo tempo, [colocá-las] em questionamento, uma vez que as teorias são explicações sempre provisórias da realidade (2004, p. 43).

Nenhum comentário:

Postar um comentário