quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Recursos Educacionais


Logaritmo

09.08.2008
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Proporcionalidade e Equivalência
Ensino Médio | Matemática | Números e operações
Objetivo
Proporcionar o conhecimento e a ampliação do conceito de logaritmos
Descrição
A animação aborda o assunto usando, como exemplo, o cálculo de um logaritmo por meio da equivalência com uma potência. Em um momento posterior é formalizado o conceito. Outros exemplos são abordados com a finalidade de familiarizar o aluno ao tema. Logo após, surge um fato histórico relacionando a invenção dos logaritmos às grandes navegações dos séculos XV e XVI, e segue apresentando uma tábua de logaritmos. Para finalizar, segue com a construção de gráficos e com a proposta de alguns exercícios nos quais o aluno pode aplicar os conhecimentos assimilados
Autor
Rosa, Ernesto
Licença
Termo de cessão cedido pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência
Fonte do recurso
Idioma
Tamanho do arquivo
Acessos
Ministério da Educação (MEC)
pt
6,471 MB
174
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11089


Geometria
19.06.2008
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Ensino Médio | Matemática | Geometria
Objetivo
Representação e Comunicação: Ler e interpretar diferentes representações das formas bidimensionais e tridimensionais no cotidiano. Traduzir as formas geométricas tridimensionais em representações bidimensionais e vice-versa. Sistematizar por meio da comunicação verbal ou escrita as relações presentes no estudo dos poliedros e polígonos. Investigação e Compreensão: Investigar e identificar as relações envolvidas na construção e representação das formas geométricas planas e espaciais. Reconhecer e situar os sólidos na interpretação das construções arquitetônicas. Identificar regularidades nos sólidos. Reconhecer a existência de invariantes e identidades nos sólidos. Perceber as relações e identidades entre diferentes formas de representação das formas tridimensionais incluindo a sua planificação. Adquirir uma compreensão do mundo do qual as formas geométricas são partes integrantes, focalizando a atenção numa figura e desconsiderando os marcos estranhos que o rodeiam. Contextualização sócio-cultural: Compreender as formas geométricas planas e espaciais como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas construções arquitetônicas
Descrição
Aborda a geometria, permitindo uma conexão entre as formas geométricas e as construções arquitetônicas das cidades. Para isso, apresenta uma cidade virtual, permitindo observar e identificar várias formas geométricas diferentes nas construções
Autores
Faria, Celso de Oliveira
Nascimento, Anna Christina de Azevedo
Nunes, César
Paggy, Carmem Tereza
Licença
Fonte do recurso
Idioma
Tamanho do arquivo
Acessos

pt
8,06 MB
497

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18753


Ciclo trigonométrico e função cosseno
04.05.2009
Ficha Técnica
Estrutura curricular
Ensino Médio | Matemática | Geometria
Objetivo
Conhecer o ciclo trigonométrico, a função cosseno e a relação entre eles
Descrição
A animação mostra uma circunferência de raio 1, com centro na origem de um sistema cartesiano ortogonal e um ponto percorrendo toda a curva da circunferência. Ao lado é mostrado o gráfico da função cosseno de acordo com a posição do ponto que percorre a curva da circunferência. O gráfico se apresenta em radianos e o intervalo está restrito em [0,2p]
Autor
Andrade, Lenimar Nunes de
Licença
O prof. Lenimar Nunes de Andrade, do Departamento de Matemática da UFPB, autoriza a publicação desta animação por meio de permissão dada por e-mail
Fonte do recurso
Idioma
Tamanho do arquivo
Acessos
Ministério da Educação (MEC)
NA
949,812 KB
199
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19064

Nenhum comentário:

Postar um comentário